quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Jessica Jones: Dossiê

Resultado de imagem para Jessica Jones hqs


Sua primeira aparição foi como personagem principal da revista Alias pelo selo MAX (de histórias adultas da Marvel… imitando o selo Vertigo da DC), em 2001, onde a conhecemos já como uma detetive particular. 







Inicialmente Jessica Campbell, era uma adolescente normal que estudava em Midtown High, a mesma escola que Peter Parker frequentava, e era apaixonada pelo nosso querido (mas ainda não) aracnídeo e estava presente no dia em que ele foi picado pela aranha radioativa. Um tempo depois disso, ela sofreu um acidente de carro, enquanto sua família ia para a Disneylândia, em que colidiram com um caminhão com carga radioativa (apesar dela ser uma personagem dos anos 2000, sua origem é TÃO 1960…). Seus pais morreram e ela ficou em coma. Jessica despertou quando Galactus apareceu sobre Nova York, em seu primeiro confronto com o Quarteto Fantástico. Foi alocada para um orfanato e adotada pela família Jones (daí seu nome).

Jassica vai falar com Peter... Mas uma aranha atravessou o caminho...

E, lógico, você não é banhado por componentes químicos radioativos sem ganhar super poderes, certo? Jessica recebeu o pack básico: super-força, invulnerabilidade e voo. Porém, seguiu sua vida normalmente, retornando até mesmo à Midtown High (onde recebeu o apelido maldoso de “Garota em Coma”), até ver o Homem-Aranha (sem saber que ele é o Peter) enfrentando o Homem-Areia, e decidiu se tornar a heroína Safira.


Jessica como Safira

Safira



Safira teve uma carreira curta e não tão grandiosa, até encontrar o Homem-Púrpura, Zebediah Killgrave (falarei mais sobre ele em outro dossiê), inimigo do Demolidor. Killgrave, cujo poder é controlar as pessoas utilizando um feromônio que ele libera, passa a controlar e torturar Jessica, forçando-a ajudá-lo em seus crimes. Durante um surto de ira, o vilão manda Jessica matar o Demolidor, porém ela acaba parando na Mansão dos Vingadores onde ela encontra a Feiticeira Escarlate. Jessica até consegue se controlar, mas, na época, Wanda era casada com o Visão e, como sabemos, o sintozóide não era um exemplar de alto controle e… Acaba deixando Jessica em coma novamente. E ela só não morreu por causa de Carol Denvers, a Miss Marvel, que já havia conhecido a Safira.

Jessica encontra o Homem-Púrpura

A S.H.I.E.L.D. cuidou de Jessica enquanto Jean Grey (dos X-Men) fortaleceu a resistência da heroína contra controle mental, para resistir ao Homem-Púrpura. Ao despertar do coma, Jessica percebe que ninguém sentiu sua falta como heroína e decide largar essa vida. Porém, em uma última tentativa, ela assume o nome Paladina, com cores mais escuras e uma máscara. Ela intercepta um encontro em o Coruja e um membro da máfia e, durante o confronto, ela conhece Luke Cage. Jessica desiste da vida de heroína e vira uma detetive particular. Pronto, chegamos ao presente (mais ou menos).
Era cenas como essa que faziam de Alias uma série única. Quantas vezes você viu seu herói numa privada?
Era cenas como essa que faziam de Alias uma série única. Quantas vezes você viu seu herói numa privada?
Jessica se tornou detetive particular, porém, sua “ex-profissão” não a deixa em paz, pois ela acaba sempre se envolvendo em casos relacionados à heróis e vilões. Quando a conhecemos, Jessica é praticamente movida a álcool, além de ter Luke Cage como um “peguete”, ou “ficante”, ou sei lá que gírias vocês jovens ficam falando (no tempo, tínhamos mais respeito e… hei, aonde você vai?). Mais tarde, Carol Denvers a apresenta ao Scott Lang (isso mesmo, o Homem-Formiga) e eles mantém um relacionamento… Contudo, não dura muito, pois Jessica, após enfrentar novamente Killgrave, admite que realmente ama Luke (e ele a ama também… Aw, ti munitinho!).
...e cenas como essa...

Jessica fica grávida de Luke e ela se aposenta das investigações particulares, arranjando um emprego no Clarim Diário, como correspondente. Nessa época, ela ainda ajudou os Jovens Vingadores a se “entenderem” com os Vingadores. Após uma série de desentendimentos com Jonah J. Jameson (afinal, quem não?), ela se demite. Sua filha, Danielle, nasce (o nome é em homenagem à Daniel Rand, o Punhos de Ferro, o BFF do Luke Cage)… e lembre-se desse nome, pois o Punhos de FerroTAMBÉM terá uma série no Netflix).
Danielle Cage
Danielle Cage
Luke Cage se tornou um Vingador, nesse meio tempo e Jessica passa morar com ele na base da equipe. Os dois se casam e ela o acompanha nas diversas formações da equipe (afinal, era a época dos Novos Vingadores, Guerra Civil, Invasão Secreta, Reino Sombrio, Era Heróica… Vingadores mudavam de equipe [e de lado] a cada ano). A parte mais hilária é quando Peter Parker revela (pela segunda vez, mas não entremos em detalhes) sua identidade, Jessica fica surpresa e revela que era apaixonada por ele… E ele não a reconhece, exceto pelo apelido de “Garota em Coma”… E Luke fica com ciúmes.
Jessica até tentou retornar ao mundo dos super-heróis, primeiro como Safira novamente, depois como Poderosa (fazendo referência ao codinome do marido, Poderoso), porém, ela fica preocupada com a filha e decide, mais uma vez, se aposentar. Hoje, ela continua sendo só uma personagem secundária nos Vingadores… Que, para mim, é um desperdício de personagem…
Jessica em seu curto retorno como Safira
Jessica em seu curto retorno como Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

THOR: 10 CURIOSIDADES SOBRE O PERSONAGEM

Embarcando na onda do novo filme do Deus do Trovão, resolvi unir diversas curiosidades sobre a história de Thor que podem ajudar a conhecer...