segunda-feira, 23 de março de 2015

Os 6 acessórios mais inúteis (e bizarros) dos videogames


Na teoria, novos acessórios servem para ajudar a melhorar a interação entre o jogador e o game/console. Mas esse, definitivamente, não é o caso desses seis periféricos que listamos abaixo. Confira:
6. GameBoy Printer – GB – 1998

GameBoy Printer, a impressora térmica do GB
O que é: Uma impressora (jura?) térmica que permitia imprimir imagens vindas de alguns games específicos. Lançada em 1998, ela era compatível com games como Pokémon, Harvest Moon e Zelda Link’s Awakening DX.
Porque fracassou: Apesar da lista grande de games compatíveis, o preço elevado, a péssima qualidade das impressões e a falta de sentido na atividade em si – afinal, para que diabos você iria perder tempo imprimindo screens que nada diziam?  - tornaram o acessório bem dispensável.
5. Resident Evil 4 Chainsaw Controller – PS2 -2005

RE Chainsaw Controller: só serve como peso de papel (e olhe lá)
O que era: Um controle estilizado lançado bem próximo ao lançamento do quarto game da série Resident Evil. Fabricado pela NubyTech, prometia aumentar a imersão do jogador dentro do universo do jogo.
Porque é inútil: A iniciativa era bacana… só faltou investir um poquinho mais em um aspecto bem importante quando falamos de um controle: a ergonomia. Mal acabado e desengonçado, nem os fãs menos exigentes conseguiram lidar com este trambolho nas mãos. Talvez a única função dele seja ser transformado em um item de decoração (e olhe lá).
4. ROB – NES – 1985

Apesar de inútil, ROB é tão fofinho que virou ícone cult entre o público Nintendo
O que era: Um simpático acessório em formato de robô que prometia funcionar como uma espécie de amigo do jogador em meio as disputas. O sistema inovador funcionava com base na leitura de flashes de luz emitidos pela tela da TV. ROB lia os dados e executava ações pré-determinadas.
Porque é inútil: Com suporte reduzido, preço elevado e várias falhas técnicas, ROB acabou se tornando apenas uma peça de museu bacana, daquelas que você gostaria de ter só pra falar para os amigos. Pouco funcional e nada inteligente, o acessório fracassou em todo o mundo – e não foi por estar a frente do seu tempo não. Foi só porque era ruim mesmo.
3. Konami LaserScope – NES – 1990

"Fire" poderia ser um comando para ativar a autocombustão do periférico, isso sim
O que era: Futurista e “visionário” como a Konami fazia questão de frisar, o LaserScope era um capacete com sensores de movimento – ou quase isso. O funcionamento era bem tosco: o jogador mirava com a cabeça e gritava “fire” no microfone para destruir inimigos que apareciam na tela. Genial, só que não.
Porque é inútil: Sério, você acha mesmo que pode ser legal ficar gritando “fire” a cada cinco segundos?
2. Babysitting Mama – Wii – 2010
Resultado de imagem para Babysitting Mama
"Nana neném, que a Cuca vem pegar"
O que é: Com o sucesso da série Cooking Mama, a Majesco decidiu ampliar a franquia, criando vários spin-offs de gosto duvidoso. Um deles foi o simulador de babá (!) Babysitting Mama, lançado em 2010 para o Wii. A novidade ficava pela inclusão de uma boneca (!) com espaço para que o jogador pudesse encaixar o Wiimote.
Porque é inútil: Não sei você, mas nunca ficamos empolgados com a ideia de embalar um boneco de pelúcia por aí. Por mais que a série Mama seja divertida e tenha se tornando um grande sucesso de público, isso não significa que a Majesco possa acreditar que vamos comprar qualquer ideia. Mexer o controle como se fosse uma frigideira está ok. Balançar um bebê de uma lado para outro até ele parar de chorar, não.
1. Qualquer pedaço de plástico disfarçado de acessório – Wii – 2007-2012

- Moço, mas isso aqui é só um pedaço de plástico mesmo?
O que é: O título é autoexplicativo: pedaços de plástico disfarçados de acessórios. E ainda cobram uma fortuna por isso.
Porque fracassou: Você acha mesmo que encaixar um pedaço de plástico no seu Wiimote ia ajudar a tornar os games mais divertidos? Pelo jeito boa parte das fabricantes de acessórios toscos tiveram a mesma brilhante ideia: frigideiras e colheres para Cooking Mama, tacos de baseball e golfe para Wii Sports. Até a Nintendo entrou nessa com a WiiWheel, lançada junto com Mario Kart Wii. Não dá pra engolir, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

THOR: 10 CURIOSIDADES SOBRE O PERSONAGEM

Embarcando na onda do novo filme do Deus do Trovão, resolvi unir diversas curiosidades sobre a história de Thor que podem ajudar a conhecer...