segunda-feira, 20 de junho de 2016

Arlequina: Dossiê



Harleen Frances Quinzel ou mais conhecida como Alerquina teve seu  começo no desenho do Batman Animated Series, do Bruce Timm,em 1994. A personagem com sua roupa de bobo da corte e seu humor negro fez muito sucesso ao lado do seu pundizinho, o Coringa. Mais não estou aqui para apresentar toda a história dessa personagem, e sim para mostra um resumão dela para você a conhecer-lá.






Harleen Quinzel, era psiquiatra no Asilo Arkham, tratando dos vilões de lá, inclusive do Coringa. Devido as histórias que ele contava, Harleen acabou se apaixonando por ele, cometendo alguns atos ilegais, acabando presa também. Na saga do terremoto de Gothan, o Asilo sofre grandes danos e Harleen e Coringa acabam fugindo. A partir de então, ela se transforma em Arlequina e vive um romance maluco com Coringa.


Quadrinhos:



A primeira vez que Harley Quinn é retratada nos quadrinhos foi em Batman: Harley Quinn, lançada em outubro de 1999, tendo surgido primeiramente nos desenhos animados (mais precisamente em Batman: A Série Animada). O sucesso da personagem no desenho levou ao seu aparecimentos também nas histórias do Batman em quadrinhos. Entretanto, assim como as histórias em quadrinhos do Coringa, as de Harley Quinn são mais psicóticas e com menos humor excêntrico do que as da série animada.

Uma série da Harley Quinn foi publicada mensalmente pela DC Comics durante 38 edições, entre 2001 e 2003









Após o reboot da DC comics (com "Os Novos 52"), Harley Quinn aparece como uma das protagonistas da revista mensal "Suicide Squad" para que ela seja mais relevante dentro das HQs da DC devido à sua popularidade, na nova cronologia Harley tem sua origem semelhante a do Coringa, onde depois da primeira fuga do Arkhan é jogada em um tonel de substâncias químicas que o supostamente transformou em Coringa, pelo próprio, dando a ela um aspecto semelhante ao dele (pele branca e cabelos coloridos), publicada no Brasil como "Esquadrão Suicida & Aves de Rapina"; nela, após o desaparecimento e suposta morte do Coringa (desmentida em Batman#2), Harley é presa e recrutada para o grupo de mesmo nome da revista, formado por ela e outros vilões em busca de redução da pena.







Videogames:


 The Adventures of Batman & Robin
Harley Quinn faz algumas aparições em alguns jogos sobre as séries animadas de Batman. Ela aparece como personagem secundário em The Adventures of Batman & Robin para Super Nintendo e como chefe para Sega Genesis. Aparece em "Injustice Gods Among Us" como uma personagem selecionável, em The Adventures of Batman & Robinpara Sega CD e também em Batman: Chaos in Gotham. Ela não é chefe no jogo Batman Vengeance, mas desempenha importante papel no enredo. Inicialmente, ela se apresenta como sendo Mary Flynn em uma armadilha do Coringa para o Batman. Então, Harley Quinn atua do começo ao fim do jogo, fazendo o trabalho sujo do Coringa após ele fingir ter morrido. Nos dois jogos para Sega CD, sua voz é feita por Arleen Sorkin.





Lego

Aparece no jogo Lego Batman: The Videogame, lançado em 2008; no jogo Lego Batman 2: DC Superheroes, de 2012, e no mais recente, Lego Batman 3: Beyond Gotham, de 2014. Nas duas últimas versões, a Palhaça Princesa do Crime é dublada por Laura Bailey. Em todos os jogos de Lego (e nos apresentados anteriormente), o uniforme clássico é o principal. No entanto, em Lego Batman 3: Beyond Gotham, a versão dos Novos 52 está disponível para download, na DLC "O Esquadrão" (juntamente com personagens como: Exterminador, El Diablo, Tubarão Rei, Amanda Waller, Capitão Bumerangue e Pistoleiro). 




Arkham Asylum

Harley Quinn também tem importante importante papel no jogo de 2009 Batman Arkham Asylum, onde ela ajuda Coringa a executar seu plano de tomar o controle do Asilo Arkham e obter a fórmula da toxina Titan - químico projetado pela Dra. Penelope Young, que torna simples homens, em verdadeiros tanques de guerra - além de sequestrar o diretor do Asilo Arkham, Quincy Sharp, e roubar seu cartão de acesso à todas as alas do hospital, se tornando assim, brevemente, a "diretora" do Asilo. (SPOILERS) É derrotada por Batman e presa em uma cela de contenção, onde fica pelo resto do jogo (possuí diálogos interativos).
No jogo é mostrada sua relação com a ex-botânica Dra Pamela Lilian Isley, a vilã Hera Venenosa. As duas são muito próximas e a própria editora DC Comics já confirmou que há um romance lésbico entre as duas.
No jogo, sua roupa é parecida com um uniforme de enfermeira, mostrando parte de seu busto, e uma saia de enfermeira com meias longas (provavelmente uma adaptação radical no seu antigo uniforme de psiquiatra). Suas cores passam a ser não mais vermelho e preto, mas branco, vermelho e azul arroxeado. Também utiliza uma máscara (possivelmente de seu antigo uniforme) e uma carregada maquiagem branca.
Abandonando seu característico martelo, sua "arma" no game é um cetro confiscado de Quincy Sharp, com o símbolo de Arkham (uma letra A) no topo, envolto com uma esfera rosada.
Como já dito anteriormente, Harley também abandonou seu uniforme clássico, mas seu gorro preto e vermelho com pompons brancos, pode ser encontrado em sua antiga sala de trabalho. Encontrar sua sala faz parte dos vários desafios do Charada.



Arkham City

A personagem também aparece em Batman-Arkham City, continuação (um ano após) de Batman: Arkham Asylum para as plataformas PC, PS3, XBOX 360 e Wii U, lançado em 2011. Sua participação na história principal não é tão notória quanto fora a vista em Arkham Asylum, [SPOILER], mas é a personagem destaque na DLC "Harley Quinn's Revenge". ou "A Vingança da Harley Quinn", que se passa uma semana após o final de Arkham Cirty, onde a mesma sequestra vários policias do DPGC, para chamar atenção da Bat-família, e se vingar pela morte de seu pudinzinho no final do jogo.
No jogo, sua roupa é muito diferente da vista no anterior. A essência da Harley Quinn Clássica foi retomada pelos produtores da Rocksteady (produtora da série Arkham, com exceção do jogo de 2013, Batman Arkham Origins), e ela adota novamente as cores vermelho e preto, mas de uma maneira um tanto sexy. Duas tatuagens são vista, uma no braço direito, e uma na barriga, do lado esquerdo. [SPOILER] Na DLC HQ's Revenge, sua roupa continua a mesma vista em Arkham City, mas se tornou inteiramente preta com alguns detalhes em vermelho. Seu cabelo foi pintado de preto, com a ponta de sua maria-chiquinha direita em vermelho.
Curiosidade: a cor preta de seu cabelo na DLC HQ's Revenge é muito provavelmente a cor natural de seu cabelo. Essa teoria é muito aceitável pois o jogo tem muitas ligações com a série animada, onde a personagem diz (no episódio "Feriado da Arlequina") que não é loira de verdade.

Arkham Origins

Harley também faz uma aparição no jogo Batman Arkham Origins, 2013 (que se trata de uma prévia dos jogos anteriores, produzida pela WB Montreal). No jogo, ela ainda é psiquiatra e trabalha na prisão Blackgate e corresponde por seu nome real: Harleen Frances Quinzel. Ela aparece inicialmente quando Batman derrota o Coringa (logo após a luta com o Bane, na cobertura do Hotel Royal de Gotham), que é levado para Blackgate, onde tem uma consulta com a Dra. Quinzel; no final da consulta, pode-se notar o início da paixão de Harley pelo palhaço. Depois de um tempo no jogo, Batman tem de salvá-la, pois esta foi feita refém pelos capangas do Coringa. Ao completar o "resgate" o jogador adquiri um modelo 3D da Doutora Quinzel, que pode ser acessado no menu principal do jogo. Algo curioso sobre esse modelo de persongem é que Harleen está segurando uma prancheta, e se o jogador der um zoom nela, poderá levar com certa dificuldade que está escrito Suicide Squad (Esquadrão Suicida). O que poderia indicar que Harley fora convocada, juntamente com Slade Wilson (o Exterminador, um dos assassinos contratados para matar o Batman no jogo) para participar da equipe. No entanto, este é um grande erro da produtora, pois Harleen ainda não começou sua carreira como vilã. Portanto, pode-se especular que a prancheta foi confiscada por ela (ou foi simplesmente um erro dos designers).


Arkham Knight

No novo (e último) game da série Arkham, Batman Arkham Knight (antes previsto para 14/10/14 mas com a data de lançamento oficialmente mudada para o dia 25/06/15), Harley é umas das vilãs principais. E é uma personagem jogável! O novo uniforme da personagem retorna com as cores apresentadas em Arkham Asylum (vermelho, azul e branco). Porém, tem um estilo mais parecido com o de Arkham City.
Na trama principal, (talvez contenha spoilers), Harley não participa diretamente da operação do Espantalho. Ela aparece por volta do meio do jogo (ainda na trama principal, e não como missão secundária), como nova líder da antiga gangue do Coringa (que agora possuí uniformes vermelhos e pretos, parecidos com o da DLC HQ's Revenge) e invade o "esconderijo do Batman" nos Estúdios Panessa. Suas motivações parecem estar longe das do Espantalho (como é dito por ela em sua DLC), pois está buscando matar o Batman pelo que ele fez com o Coringa, em Arkham City.
(SPOILERS) Harley liberta os novos Coringas de suas celas de conteção nos Estúdios Panessa, causando uma grande confusão. É impedida por Batman e Robin e fica presa pelo resto do jogo nas celas de contenção. É uma das poucas vilãs que não é encaminhada para o Departamento de Polícia de Gotham City (DPGC). Pode ser visitada a qualquer momento e possuí diálogos interativos (o que é muito parecido com o que ocorre em Arkham Asylum).
"Episódios de Arkham: A História da Arlequina" é o nome da DLC do jogo onde se pode jogar com a personagem.



Injustice: Gods Among Us

No jogo lançado dia 3 de abril de 2013, para Android, iOS, PlayStation 4, PlayStation 3, PlayStation Vita, Xbox 360, Wii U, Microsoft Windows, a Harley faz uma participação como personagem jogável (fazendo também sua participação na campanha principal). Suas duas versões (Insurgência e Regime) no jogo tem aparências bem distintas, mas não deixa de ser a Harley que se conhece. As 'skins' para Harley no jogo são: Regime (que já vem com o jogo); Insurgência (liberada com pontos, adquiridos no próprio jogo); Arkham City (liberada ao comprar qualquer carta do Coringa na versão para IOS); Clássica (de Arlequim - adquirida via DLC); Ame-Comi (adquirida via DLC); Clássica (textura da série animada - que pode ser adquirida APENAS na versão para IOS). 


Cinema:



A personagem ira ser introduzida no Universo Cinematográfico DC, fazendo sua estreia no filme Esquadrão Suicida e sera interpretada pela atriz Margot Robbie. O filme tem estreia prevista para 5 de agosto de 2016.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

THOR: 10 CURIOSIDADES SOBRE O PERSONAGEM

Embarcando na onda do novo filme do Deus do Trovão, resolvi unir diversas curiosidades sobre a história de Thor que podem ajudar a conhecer...