segunda-feira, 18 de agosto de 2014

5 Maiores magos das Hqs


mandrake-the-magician-600x369.jpg (600×369)

Mandrake, O Mágico




"Mandrake" apareceu pela primeira vez em 11 de junho de 1934, nas tiras diárias em preto e branco dos jornais americanos. Mandrake é o ilusionista que se vale de uma técnica de hipnose instantânea, aplicada com os olhos e gestos das mãos e de poderes telepaticos. Em 3 de fevereiro de 1935 também apareceram as páginas dominicais coloridas.

O personagem foi baseado em Leon Mandrake, mágico que fazia performances no teatro nos anos 1920, usando uma cartola, capa de seda escarlate e um fino bigode. O desenhista Davis conheceu Leon, se relacionando com ele por muitos anos.

Mandrake mora em Xanadú, propriedade fantástica no alto de uma colina. Sua noiva, a princesa Narda, da Índia, e seu companheiro inseparável, Lothar, um príncipe africano que abandonou sua tribo para acompanhar o mágico, são os personagens mais constantes nas histórias. 

Foi um sucesso absoluto nas decadas de 1930 e 1940, deu origem a uma série de imitadores: “Zambini”, “Drago”, “Kardak” (os três da editora Archie), “Zatara” (DC), “Visão", “Dr.Estranho" (ambos da Marvel)... Na Itália, Mandrake chegou até a ganhar uma versão local (pela editora Nerbini), desenhada por Galep, o artista de “Tex”. Outro autor de “Tex”, o criador Gianluigi Bonelli, veio com “Ipnos, o Rei da Magia”, em 1946.

Em 1966, para aproveitar o sucesso da "batmania" desencadeada com a série de TV de "Batman", a King lançou "Mandrake" também em um gibi bimestral colorido, que infelizmente só durou um ano.

Aqui no Brasil “Mandrake” foi publicado com muito sucesso por décadas pela editora RGE. Mas, nos anos 80, a apatia do King Features e da já decadente RGE fez com que os leitores perdessem o interesse pelo herói, a ponto de seu gibi ser cancelado. Só o carisma do personagem e o desenho animado de 1986, “Defensores da Terra” (que reunia Mandrake, Fantasma e Flash Gordon), impediu que o mágico sumisse definitivamente dos palcos brazucas.

O personagem também estrelou alguns filmes. Em 1939, a Columbia produziu um seriado em 12 capítulos, com Warren Hull no papel principal e Al Kikume como Lothar (Narda não aparece). A NBC-TV fez um episódio-piloto em 1954, com Coe Norton e Woody Strode (Lothar), mas foi recusado. Em 1979 veio mais um telefilme, desta vez com Anthony Herrera e Ji-Tu Cumbuka como Lothar. Houve também um filme-pirata feito em 1967 na Turquia, "Mandrake Killing'e karsi" (Mandrake contra Killing), onde nosso mágico favorito (Güven Erte) enfrenta o bandido com malha de equeleto das fotonovelas italianas. 



John Constantine

Em 1953, John Constantine veio ao mundo de uma maneira marcante. Seu nascimento foi cheio de problemas ocasionando a morte da mãe e do irmão gêmeo.O pai Thomas Constantine, perdeu qualquer esperança de emprego regular quando teve seu braço decepado durante um acidente de trabalho. Assim, John e sua irmã, Cheryl, foram deixados com parentes enquanto seu pai procurava trabalho. John era sempre rejeitado pelas pessoas. Talvez pela por ser franzino e possuir um aspecto de uma pessoa doente. Foi através deste isolamento que ele veio a descobrir a magia.

No início dos anos 70, John havia estudado uma infinidade de disciplinas mágicas e tinha organizado um grupo de companheiros adeptos. Eles se tornaram, então, parte do cenário punk de Londres no final da década e montaram uma banda chamada Membrana Mucosa. Em 1978, Constantine e seus amigos viajaram até o Casanova Club, em Newcastle, para investigar informes de distúrbios mágicos. No porão do clube, eles acabaram encontrando um verdadeiro matadouro - uma dúzia de pessoas rasgadas de membro a membro ( lançado aqui pela editora abril : Vertigo #5 ). No andar de cima, descobriram a filha do dono do mórbido estabelecimento, Astra Logue, dançando e ouvindo uma gravação da chacina. Ela tinha incosncientemente, conjurado o cão infernal Norfulthing para protegê-la dos abusos sexuais de seu pai. Confiante de que poderia lidar com a situação, John tentou invocar um demônio para destruir o ser bestial, mas o demônio o enganou, possuiu Astra e carregou-a para o mundo inferior. 

Constantine conseguiu escapar do inferno, mas o simples fato de ter vislumbrado os portões que o demônio abriu o deixou completamente louco. Ele foi levado para o Complexo de Segurança Ravenscar (uma espécie de hospício), onde permaneceu por dois anos. Após deixar Ravenscar, este irrequieto investigador do sobrenatural viajou pelo mundo para expandir seus conhecimentos e contatou varios místicos como Zatanna, seu pai Zatara, o Dr. Oculto, Mister E, o Vinagador Fantasma e o elemental da Terra conhecido como Monstro do Pântano. Constantine instruiu este último no uso de seus poderes e descobriu que a Brujeria, um culto de praticantes de magia negra, estava tentando despertar as antigas trevas nos limites do inferno. Uma guerra de forças além dos domínios humanos eclodiu e ele desempenhou um papel importantíssimo no seu término, apesar de sua atuação ter parecido insignificante aos que não estavam envolvidos diretamente. 

Durante algum tempo, todos pensaram que John iria deixar sua curiosidade pelo sobrenatural de lado para viver numa comunidade com alguns amigos, mas sua sede pelo inexplicado foi mais forte e ele resolveu continuar sua jornada sem fim pelas vielas sujas e escuras que escondem em seus esgotos os mistérios assustadores que a maioria de nós não quer ver. 


Criado por Alan Moore, John Totleben e Steve Bissette. Teve sua primeira aparição na revista "Saga of the Swamp Thing #37" em Junho de 1985.


Zatanna

    
Giovanni Zatara iniciou sua carreira como mágico circense aos 19 anos, dando continuidade ao legado de seu avô. Estudou ilusionismo e acabou se interessando por feitiçaria, chegando, inclusive, a ler os manuscritos de seu ancestral, Leonardo DaVinci. Devido ao estilo DaVinciano de escrever de trás para frente, Zatara resolveu incorporar tal estilo aos seus encantos, invocando-os da mesma maneira. Ao aprofundar seus estudos na feitiçaria, chegou à conclusão de que eles seriam úteis no combate ao crime e a publicidade de suas prisões traria mais espectadores às suas apresentações. Desta forma, prendeu muitos gângsters durante a década de 30 e com o início da Segunda Guerra Mundial, chegou a integrar o Comando Invencível.
Com o término da Guerra e a dissolução do Comando Invencível, iniciou uma viagem pelo mundo, lutando contra magia negra e seres de outras dimensões até que, numa batalha na Turquia, acabou preso por uma avalanche, sendo resgatado por uma feiticeira chamada Sindella, oriunda da raça mística dos "homo magi", uma linhagem divergente da humanidade com grande perceptibilidade para a feitiçaria.

Os dois se apaixonaram, casaram e se mudaram para a América, onde tiveram uma filha, Zatanna. Algum tempo após o nascimento de Zatanna, Sindella simulou sua própria morte em um acidente de carro e voltou para o seu povo, na Turquia, evitando assim, que Zatanna fosse capturada por membros da homo magi.
Nos EUA, Zatara ensinou à sua filha tudo o que sabia sobre ilusionismo e feitiçaria e ela provou ter maior potencial que seus pais juntos. Nesse período, a jovem Zatanna teve uma relação romântica com John Constantine quando ambos se encontraram em um grupo de estudos tântricos em São Francisco. Como Zatanna ainda era uma adolescente, Zatara desaprovou esta união por achar que sua filha merecia um homem melhor, mais inteligente e mais honrado que Constantine. Eles se separaram logo após um incidente em Newcastle onde, Constantine, com a ajuda de três anjos, destruiu o demônio Nergal e foi em seguida internado em um hospício.
Ainda durante a adolencência de Zatanna, Zatara foi atacado e amaldiçoado pela metade maligna de um ser chamado Allura. A maldição dizia que Zatanna e Zatara morreriam se os dois se olhassem fixamente novamente. Incapaz de quebrar a maldição, Zatara decidiu então, deixar Terra e viajar por entre vários reinos místicos na tentativa de encontrar um meio de reverter a maldição.

Zatanna cresceu e iniciou carreira como ilusionista da mesma forma que seu pai. Rapidamente ela se tornou uma super-heroína (como o pai). Nesse período, Zatanna aprimorou com maestria seus poderes e passou a figurar entre os principais ocultistas da Terra. Quando achou que já estava pronta, iniciou uma busca para resgatar seu pai. Para isso, reuniu alguns heróis da Liga da Justiça e juntos foram para a dimensão mística de Kharma, onde Zatara estava. Lá, encontraram a contraparte heróica de Allura que forçou sua parte maligna a remover a maldição.
De volta, Zatara decidiu se aposentar, deixando o legado da família para sua filha, que passou a dividir a agenda de suas apresentações com o combate ao crime, lutando ao lado da LJA por várias vezes até se tornar membro efetivo da equipe.

Durante seu período na LJA, Zatanna descobriu que sua mãe estava viva e, juntamente com seu pai, foi atrás dela na Turquia. Mas esta história não teve um final feliz pois Sindella se sacrificou destruindo seu povo, para salvar Zatanna.

Na série de TV "Smallville", Zatanna é interpretada por Serinda Swan (episódio "Hex", de 2009).


Senhor Destino I



Também conhecido no Brasil como “Mr. Destino” e “Dr. Destino” (ambos os nomes na EBAL) e até “Dr. Planeta” (no Grande Consórcio), apareceu pela primeira vez no gibi americano “More Fun Comics” 55 (data de maio de 1940 na capa).

Kent Nelson era filho de um arqueólogo, Sven Nelson, que morreu descobrindo a tumba de um antigo ser místico, Nabu. Este treinou o jovem órfão nas artes místicas e, no final, kent assuniu a identidade do Sr. Destino.

Anos mais tarde, Kent e sua mulher, Inza, mudaram-se para uma outra realidade e deram a identidade de Sr. Destino a Hector Hall.

Na TV:

O ator Brent Stait interpretou o personagem na série de TV “Smallville” (as aventuras de Superboy), em um episódio exibido em 2010, “Absolute justice” (que incluiu vários outros membros da Sociedade da Justiça).

Recentemente, Sr. Destino participou do desenho animado "Batman: The Brave and the Bold" (inclusive nos créditos de abertura). 


Doutor Estranho

  
Primeira aparição: "Strange Tales" 110, de 1963.

Em 1978, foi produzido um telefilme, com Peter Hoover no papel principal.

Doutor Estranho é baseado num antigo herói dos anos 40, o "Fantasma Verde", que também era um "mestre das artes místicas" que combatia o mal. Também há influência de "Mandrake, o Mágico" e dos velhos programas radiofônicos. No início, Estranho dividia a revista com o Tocha Humana e, mais tarde, ganhou título próprio.

Seu nome não era original, pois pouco antes do lançamento do personagem, Lee já o havia usado em um vilão das primeiras histórias de "Homem de Ferro".

Seu maior inimigo é Dormammu, tio da mulher, Cléa. Como característica marcante do personagem, Lee criou uma série de palavras e frases de efeito para os encantamentos do mago, inspirado em programas de rádio dos anos 40 cujos personagens se valiam desses efeitos dramáticos.

O mago supremo teve a sua origem devido a um acidente de carro. Antes disso, era um bem sucedido neurocirurgião, porém muito arrogante. As conseqüências desse acidente levaram-no a não mais operar, pois teve alguns nervos das mãos danificados que o impediram para sempre de segurar com firmeza um bisturi. Mesmo assim tentou de tudo para curar suas, não conseguindo ficou arrasado psicologicamente e tornou-se um alcoólatra. Certo dia, Strange ouviu falar de um sábio que vivia no Tibete conhecido pelo nome de "Ancião", um velho místico, que o abrigou. Após algum tempo vivendo sob os ensinamentos do "Ancião" e sensibilizado com sua caridade, o cirurgião procurou ajudá-lo contra seu discípulo, o Barão Mordo, que desejava matá-lo. Porém, ao descobrir que o americano queria salvar seu mestre, o velhaco fez um feitiço que o imobilizou impedindo-o de avisar o velho. Deseperado, o médico pediu ao místico que o ensinasse nas artes místicas para que pudesse salvá-lo. Penetrando na alma do médico, o mestre viu nela um grande poder e um grande potencial para realizar o bem. Dessa forma o "Ancião" fez de Strange seu discípulo e ensinou-lhe todos os segredos da magia.
De volta a Nova York, o ex-médico assumiu o nome de Dr. Estranho e passou a usar suas habilidades para o bem, se estabelecendo em uma enorme mansão que denominou de Santuário, passando a defender o mundo de toda e qualquer ameaça mística.
Em uma de suas idas e vindas à terrível dimensão de Dormammu para combater o vilão, o mago foi auxiliado por Cléa, sobrinha do demônio. Quando o monstro foi vencido ambos retornaram à Terra. A jovem passou a morar com Strange, tornando sua namorada e discípula e depois sua mulher.
Mais tarde, após enfrentar a ameaça de Shumma Gorath, que resultou na morte de seu mentor, o "Ancião", Stephen passou a ser o Mago Supremo Do Universo.

O Dr. Estranho dispõe de uma capa de levitação que o permite flutuar e voar. O Olho De Agamotto, é um amuleto que o capacita a penetrar na alma de qualquer ser humano. E o Globo De Agamotto, uma espécie de bola de energias místicas que permite vigiar constantemente a ação de forças malignas do universo.
Ao lado de Cléa e Wong, seu fiel criado, Stephen Strange vive em seu santuário como um dos seres mais incomuns do planeta Terra.

Dinastia M
Quando a Feiticeira Escarlate utilizou seus poderes para remodelar toda a realidade, dando origem ao universo da Dinastia M, O Dr. Stephen Strange se transformou em um famoso médico, que sempre cuidou muito bem de todos os seus pacientes. Ele é considerado um dos maiores psicólogos de todos os tempos.
Porém, mesmo sendo um humano, Stephen tem mais poder de fogo do que qualquer mutante imagina: ele é o Mago Supremo da Terra! Porém, ele não revela seus poderes para o Mundo, exercendo suas atividades em segredo, sem ser notado como super-ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

THOR: 10 CURIOSIDADES SOBRE O PERSONAGEM

Embarcando na onda do novo filme do Deus do Trovão, resolvi unir diversas curiosidades sobre a história de Thor que podem ajudar a conhecer...